Descubra 13 coisas que você pode fazer totalmente de graça durante sua viagem por Manchester, na Inglaterra!
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem a Manchester e na Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.
1. Ir à John Rylands Library
É a biblioteca da Universidade de Manchester, localizada em um edifício de estilo neogótico bastante interessante, e com entrada grátis. Ela foi fundada por Enriqueta Augustina Rylands, em memória ao seu marido, John Rylands, e aberta ao público em 1900. Apenas passou a fazer parte da Universidade de Manchester em 1972, ocupando atualmente coleções Especiais da Universidade.
A biblioteca oferece uma das coleções mais valiosas do mundo, com os mais diversos livros, mapas, manuscritos, cartas de pessoas que fizeram parte da história mundial e até belíssimas obras de arte. Se você gosta de literatura e história, não pode deixar de conhecer a incrível John Rylands Library.
2. Passear por Castlefield
Esta á uma cidade de conservação dentro da área de Manchester e antigamente era o local do forte romano de Mamacium, que deu o nome à cidade. Castlefield é uma área de conservação desde 1980 e foi o primeiro lugar a ser designado no Reino Unido como Patrimônio Urbano, em 1982.
O forte romano construído em Castlefield era, inicialmente, de madeira, porém após alguns anos, foi reconstruído em pedra, próximo a uma antiga aldeia que tinha como objetivo ajudar a suprir as necessidades dos soldados.
Você pode conhecer toda a história da região enquanto passeia por suas ruínas, através dos painéis informativos ao redor. É um lugar histórico bem legal e não pode ficar fora da lista de pontos turísticos de Manchester.
3. Visitar o Museu da Ciência e Indústria
O Museu da Ciência e Indústria procura inspirar seus visitantes através de ideias, desde a Revolução Industrial. Ele possui várias coleções de motores de moinhos a vapor, máquinas de tecelagem e peças do primeiro computador que foi comercializado no mundo. As suas exibições trazem os temas transporte, energia, comunicação, esgoto e saneamento, têxteis e computação, e cada uma delas conta com profissionais que explicam mais detalhes, com informações únicas e bastante interessantes. E, claro, a entrada ao museu é gratuita!
4. Visitar o National Football Museum
O National Football Museum é um museu que conta a história de futebol, com máximos detalhes, épocas, dificuldades passadas, histórias de jogadores e muitas curiosidades.
O museu possui galerias distribuídas pelos seis andares do edifício e vale a pena visitar todas, pois cada uma oferece algo interessante e único e você poderá ver os mais de 2,5 mil itens em exposição. A entrada é gratuita e funciona de segunda a domingo das 10h às 17h, apenas fechando na véspera e dia de Natal, no feriado do Boxing Day e no dia de Ano Novo.
5. Conhecer a Manchester Cathedral
A Catedral de Manchester possui estilo gótico e é a Igreja Matriz da Diocese anglicana de Manchester, construída entre 1421 e 1882. Ela fica na Rua Victoria, bem no centro da cidade. Foi restaurada e ampliada na época Vitoriana e novamente no século XX, devido à explosão de uma bomba. Em 1382, Thomas de la Warre, barão de Manchester, se converteu no reitor da igreja paroquial.
A Catedral de Manchester também é um lugar legal para se hospedar, então não deixe de conhecê-la. Uma dica é ver bem onde ficar em Manchester, para ficar bem localizado e perto dos pontos turísticos.
6. Passar pela Albert Square
A praça Albert Square é uma das regiões mais famosas de Manchester. É lá que está o prédio da Prefeitura com a torre do relógio, que data de 1877, e o Albert Memorial, um monumento central que presta homenagem ao príncipe Albert, marido da Rainha Victória. É uma visita rápida, mas imperdível em Manchester! No fim do ano ainda acontecem eventos e feirinhas natalinas no local.
7. Conhecer Shambles Square
Shambles Square é uma espécie de quarteirão histórico, que remonta a uma região de casinhas medievais que ficavam ali até o início do século XX. É lá que está a única edificação em estilo Tudor que restou intacta em Manchester após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. O local também abriga vários restaurantes charmosos e lojinhas com souvenires!
8. Passear pelo Bairro de Northern Quarter
Ao lado do centro, esse bairro de estilo alternativo é cheio de prédios antigos com tijolos vermelhos e que criam um ambiente bem industrial, cheio de cafés, bares, restaurantes e lojas. É lá que está também o enorme mercado de pulgas Afflecks, que tem quatro andares e vende lembrancinhas e souvenires de todos os tipos.
9. Ir ao Manchester Art Gallery
Apresentando coleções de renome internacional, esse museu é uma reunião de obras das belas artes, arte decorativa e trajes. É imperdível para quem gosta de arte.
10. Conhecer o Manchester Airport Runway Visitor Park
O Runway Visitor Park fica ao lado das movimentadas pistas do Aeroporto de Manchester, e conta com áreas de observação elevadas para que você possa ficar, literalmente, a poucos metros dos aviões enquanto eles decolam e pousam. É algo bem diferente de se fazer, e um lugar onde muitos ingleses costumam ir.
11. Conhecer o bairro de Chinatown
O bairro de Chinatown em Manchester é simplesmente o segundo maior “Chinatown” do Reino Unido e um dos maiores quando comparado à Europa. Seu arco foi concluído em 1987 na Faulkner Street, no centro da cidade de Manchester, e o bairro contém restaurantes chineses, lojas, padarias e supermercados. A festa anual do Ano Novo Chinês, em fevereiro, é um destaque no calendário de eventos de Manchester, que inclui barracas e dragões dançantes em um desfile.
12. Visitar o Imperial War Museum North (IWM North)
Nesse museu, que fica dentro de um edifício premiado, você explora como um mundo pode ser alterado por uma guerra. Veja objetos que mudaram o curso da história, como a arma Field Gun que disparou o primeiro projétil da Primeira Guerra Mundial e uma grande parte de aço retorcido e enferrujado do World Trade Center. Há inclusive sessões regulares de manuseio de objetos e a experiência do Big Picture Show em 360 graus.
13. Fazer um “free walking tour” por Manchester
Uma dica bem legal de passeio gratuito em Manchester é o “Free Walking Tour”. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, em que um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo em detalhes. O tour é gratuito, mas no final quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia (então o valor da gorjeta fica a critério de cada um). É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar, normalmente por um nativo.
No site que usamos para comprar os passeios e ingressos de Manchester há um passeio bem legal, que é o Free tour por Manchester. Ele dura 2h15 e passa por vários pontos turísticos que remetem à arte, cultura, música e futebol da cidade, da época romana à influência vanguardista – tudo com explicações, histórias e curiosidades. Para fazer esses tours basta entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo, e onde sempre compramos e encontramos os melhores preços.
Manchester também tem alguns passeios pagos que são bem interessantes e valem a pena, mesmo não sendo gratuidos. Os que achamos imperdíveis são o passeio de barco pelo Rio Irwell e o tour pelo estádio do Manchester City, e o lugar mais barato para comprar o ingresso deles é neste mesmo site de ingressos de Manchester, que é um dos sites mais famosos (e confiáveis) do mundo para comprar ingressos nas viagens pela Europa, EUA, Reino Unido etc.
A dica é comprar todos os ingressos antes, pela internet, pois além de serem sempre mais baratos, você economiza um BOM tempo que perderia nas filas das bilheterias, e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Uma dica importantíssima é fazer um Seguro Viagem Internacional antes de viajar para Manchester, já que ele é obrigatório para viajar para a Europa. Acaba sendo bem mais barato do que as pessoas imaginam, e na nossa matéria de Seguro Viagem para Europa você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto: quais são as melhores empresas de seguros e dicas para contratar uma cobertura excelente por um preço baixo, economizando muito.
Como usar o celular à vontade em Manchester e Europa?
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos de cupons de desconto e dos parques, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa, e indicamos a forma mais barata de usá-lo o dia inteiro e em qualquer lugar dos EUA. Com a internet do celular, você consegue pesquisar tudo sobre as 13 coisas de graça para fazer em Manchester
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Inglaterra
Agora que você já viu tudo sobre as 13 coisas de graça para fazer em Manchester, uma dica legal e que faz a diferença na viagem para Manchester é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme e, ficando bem localizado, você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Manchester, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente!
Veja outras matérias imperdíveis de Manchester:
O que fazer em Manchester: Principais atrações e lugares de Manchester na Inglaterra.
Pontos turísticos em Manchester: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.