Pontos turísticos de Manchester: 12 lugares imperdíveis!

Saiba quais são os principais pontos turísticos de Manchester na Inglaterra, que é uma das regiões culturais mais importantes do Reino Unido. A cidade tornou-se famosa pela sua cena musical, e após se destacar como principal polo industrial do mundo durante o século 19. Confira então suas atrações mais turísticas:

Pontos turísticos de Manchester

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem a Manchester e na Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.

1. Albert Square

A praça Albert Square é uma das regiões mais famosas de Londres. É lá que está o prédio da Prefeitura com a torre do relógio, que data de 1877, e o Albert Memorial, um monumento central que presta homenagem ao príncipe Albert, marido da Rainha Victória. É uma visita rápida, mas imperdível em Londres! No fim do ano ainda acontecem eventos e feirinhas natalinas no local.

Albert Square em Londres

2. Biblioteca Central de Manchester

Atrás da prefeitura está a Biblioteca Central de Manchester, um edifício de arquitetura clássica do século XX que tem um belíssimo interior. Para quem gosta de bibliotecas, este é um grande ponto turístico! O destaque é o salão de leituras, que tem uma cúpula incrível, e a visita é totalmente gratuita.

Biblioteca Central de Manchester

3. Biblioteca John Rylands

Para além da biblioteca central, a John Rylands é a biblioteca mais famosa da cidade. Com estilo neogótico e um amplo salão de leituras, de pé-direito duplo e arcos ogivais, esta é uma construção realmente diferenciada e muito turística para qualquer um.

Biblioteca John Rylands

4. Shambles Square

Shambles Square é uma espécie de quarteirão histórico, que remonta a uma região de casinhas medievais que ficavam ali até o início do século XX. É lá que está a única edificação em estilo Tudor que restou intacta em Manchester após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. O local também abriga vários restaurantes charmosos e lojinhas com souvenires!

Shambles Square em Manchester

5. Bairro de Northern Quarter

Ao lado do centro, esse bairro de estilo alternativo é cheio de prédios antigos com tijolos vermelhos e que criam um ambiente bem industrial, cheio de cafés, bares, restaurantes e lojas. É lá que está também o enorme mercado de pulgas Afflecks, que tem quatro andares e vende lembrancinhas e souvenires de todos os tipos.

Bairro de Northern Quarter em Manchester

6. Memorial Alan Turing

Na região de Canal Street, em um bairro considerado LGBT na cidade, você encontrará um ponto turístico inusitado: uma estátua em homenagem a Alan Turing, o homem homossexual que decodificou as mensagens alemãs na Segunda Guerra Mundial e definiu as bases para a criação do computador moderno – mas que suicidou-se após não ter sua sexualidade aceita pela sociedade.

Memorial Alan Turing

7. Manchester Art Gallery

A Manchester Art Gallery é uma das melhores galerias de arte da Inglaterra. Ela foi construída 1823 e atualmente ocupa três edifícios muito bem decorados, que abrigam mais de 25 mil objetos. A Galeria de Arte de Manchester mistura as coleções históricas com a arte contemporânea internacional, trazendo novas perspectivas para criar diálogos e promover a discussão e debate entre os visitantes. A entrada é gratuita, mas se você quiser um guia, o passeio de uma hora custa £80. É um dos principais pontos turísticos de Manchester, sendo imperdível para quem gosta de arte.

Manchester Art Gallery

8. Manchester Police Museum

Este museu foi fundado em 1981 e conserva arquivos e objetos relacionados com a história do policiamento de Manchester. Ele faz com que os visitantes possam conversar com os funcionários, com a intenção de se tornar um recurso importante para o desenvolvimento e envolvimento com a comunidade. O Manchester Police Museum é bastante interessante e diferente de tudo o que você já viu, e você pode visitá-lo às terças das 10h30 às 15h30. A entrada é gratuita.

Manchester Police Museum

9. National Football Museum

É um museu que conta a história de futebol, com máximos detalhes, épocas, dificuldades passadas, histórias de jogadores e muitas curiosidades. O museu possui galerias distribuídas pelos seis andares do edifício e vale a pena visitar todas, pois cada uma oferece algo interessante e único e você poderá ver os mais de 2,5 mil itens em exposição. A entrada é gratuita e funciona de segunda a domingo das 10h às 17h, apenas fechando na véspera e dia de Natal, no feriado do Boxing Day e no dia de Ano Novo. É um dos pontos turísticos de Manchester imperdíveis, principalmente para quem gosta de futebol.

National Football Museum

10. Manchester Cathedral

A Catedral de Manchester possui estilo gótico e é a Igreja Matriz da Diocese anglicana de Manchester, construída entre 1421 e 1882. Ela fica na Rua Victoria, bem no centro da cidade. Foi restaurada e ampliada na época Vitoriana e novamente no século XX, devido à explosão de uma bomba. Em 1382, Thomas de la Warre, barão de Manchester, se converteu no reitor da igreja paroquial. A Catedral de Manchester também é um lugar legal para se hospedar, então não deixe de conhecê-la. Uma dica é ver bem onde ficar em Manchester, para ficar bem localizado e perto dos pontos turísticos.

Manchester Cathedral

11. Royal Exchange Theatre

O teatro foi fundando oficialmente em 1976, após uma companhia residir nele desde 1973. O seu grande salão, considerado a maior sala do mundo, já foi ainda maior, o dobro do tamanho atual. Porém durante a Segunda Guerra Mundial, houve um terrível impacto no edifício e, logo após, o salão teve de ser reparado. E uma curiosidade interessante é que esse salão foi também um dos centros do mundo para o comércio do algodão. Até hoje, o Royal Exchange Theatre é um teatro de muito prestígio na cidade e recebe atores famosos internacionalmente, com peças em cartaz que são bastante divertidas. Não é à toa que é um dos principais pontos turísticos em Manchester.

Royal Exchenge Theatre

12. The Manchester Museum

É um dos principais museus de Manchester, localizado ao lado da Universidade de Manchester. Ele foi fundado em 1821, a partir de doações de coleções de objetos históricos de diversas pessoas importantes da sociedade. E foi a partir dos anos 50 que o local passou a fazer exposições, o que começou a atrair muita gente desde então. São mais de 4,5 milhões de objetos vindos de todas as partes do mundo, expostas a todos os visitantes através de coleções temáticas incríveis. Entre os temas das coleções do Museu de Manchester, estão história natural, antropologia e arqueologia. E você ainda pode conhecer a Galeria dos Fósseis e a Galeria das Culturas Vivas, agregadas ao museu em 2003, após a sua reforma.

The Manchester Museum

13. Imperial War Museum North

É um museu perto do estádio Old Trafford e explora o impacto dos conflitos atuais sobre as pessoas e as sociedades. Há cinco filiais desse museu, mas o de Manchester foi o primeiro, inaugurado em 2002. O lugar onde está foi pensado estrategicamente, uma vez que a área foi bombardeada em 1940 por ser um grande centro industrial durante a Segunda Guerra Mundial. O Imperial War Museum North conta com uma exposição permanente de displays cronológicos e temáticos, além de exposições temporárias na galeria anexa.

O que fazer em Manchester, na Inglaterra

14. Castlefield

É uma cidade de conservação dentro da área de Manchester e antigamente era o local do forte romano de Mamacium, que deu o nome à cidade. Castlefield é uma área de conservação desde 1980 e foi o primeiro lugar a ser designado no Reino Unido como Patrimônio Urbano, em 1982. O forte romano construído em Castlefield era, inicialmente, de madeira, porém após alguns anos, foi reconstruído em pedra, próximo a uma antiga aldeia que tinha como objetivo ajudar a suprir as necessidades dos soldados. Você pode conhecer toda a história da região enquanto passeia por suas ruínas, através dos painéis informativos ao redor. É um lugar histórico bem legal e não pode ficar fora da lista de pontos turísticos de Manchester.

O que fazer em Manchester, na Inglaterra

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Uma dica importantíssima é fazer um Seguro Viagem Internacional antes de viajar para Manchester, já que ele é obrigatório para viajar para a Europa. Acaba sendo bem mais barato do que as pessoas imaginam, e na nossa matéria de Seguro Viagem para Europa você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto: quais são as melhores empresas de seguros e dicas para contratar uma cobertura excelente por um preço baixo, economizando muito.

Como usar o celular à vontade em Manchester e Europa?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos de cupons de desconto e dos parques, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa, e indicamos a forma mais barata de usá-lo o dia inteiro e em qualquer lugar dos EUA. Com a internet do celular, você consegue pesquisar tudo sobre os pontos turísticos de Manchester.

Dica para usar o celular à vontade na Inglaterra e Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Inglaterra

Agora que você já viu tudo sobre os pontos turísticos de Manchester, uma dica legal e que faz a diferença na viagem para Manchester é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme e, ficando bem localizado, você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Manchester, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente!

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Inglaterra

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Manchester é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Londres e Manchester todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Manchester:

O que fazer em Manchester: Principais atrações e lugares de Manchester na Inglaterra.
Pontos turísticos em Manchester: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.