Veja o que fazer em Oxford: as principais atrações, passeios imperdíveis e pontos turísticos que você precisa conhecer nessa cidade!
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em Oxford e na Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.
1. Visitar Christ Church College
Christ Church College é um colégio fundado em 1524 que fica na Universidade de Oxford e faz parte da diocese da cidade, nomeada Catedral. Ele aparece no filme do Harry Potter, assim como a cafeteria da faculdade, mas a visita não é valida apenas para os fãs do personagem, já que o colégio encanta a todos os visitantes. A sua arquitetura também é muito legal e há ainda uma belíssima área verde chamada Meadow, onde você pode passear durante o dia. O seu coral de homens é o mais famoso da cidade!
2. Conhecer Magdalen College
A faculdade foi fundada em 1458 e faz parte da Universidade de Oxford. Foi onde Oscar Wilde estudou – o que por si só já dá bastante valor ao lugar. A Magdalen College possui uma arquitetura sensacional e, além disso, é a faculdade mais rica da Universidade de Oxford, devido à doação de 116 milhões de libras esterlinas que recebeu em 2003. Vale muito a pena fazer um passeio pelo lugar.
3. Visitar o Oxford Castel
O Castelo de Oxford fica no condado de Oxfordshire, em Oxford. Ele foi construído em 1073 junto às margens do Rio Tâmisa, como uma recompensa recebida por Roberto D’Oyley após a conquista da Inglaterra pelos Normandos. O castelo foi utilizado como prisão até 1996, quando passou por uma grande reforma em que foram refeitas algumas áreas do local, como o acesso à Torre de São Jorge e os calabouços subterrâneos. Atualmente, o Castelo de Oxford conta também com restaurantes, lojas e pátios onde são apresentadas peças teatrais ao ar livre.
4. Caminhar pelo Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Oxford não é enorme, mas é um belo passeio para fazer por lá. Ele foi fundado em 1621 e, além dos jardins, há estufas e um canal que percorre logo ao lado. É um lugar ideal para relaxar e curtir com a família.
O jardim conta com uma área de aproximadamente 1,8 hectares, que abriga mais de 8 mil espécies de plantas. A entrada custa apenas £5,45 e você pode caminhar por toda a sua extensão, ver de perto diversos tipos de árvores diferentes e ainda apreciar uma paisagem incrível.
5. Visitar os Museus em Oxford
- O Pitt Rivers Museum é um museu muito interessante de antropologia e arqueologia que fica dentro da Universidade de Oxford. Ele foi fundado em 1884, pelo general Augustus Pitt Rivers, e atualmente conta com uma extensa coleção de mais de meio milhão de itens, que são exibidas em belas caixas de vidro. É um passeio diferente e bem informativo, então não deixe de visitar este museu durante a sua viagem por Oxford.
- Há diversas opções de Museus para visitar em Oxford, mas outros dois que gostamos bastante e são gratuitos são o Museu de História Natural e o Ashmolean Museum of Art, que é o mais antigo do Reino Unido, tendo sido fundado em 1683. É um Museu de Arte e Arqueologia que conta com vasta coleção de arte – inclusive, algumas de Picasso.
6. Conhecer a Biblioteca Bodleiana
A Biblioteca Bodleiana, ou em inglês “Bodleian Library”, foi fundada em 1602 e fica na Universidade de Oxford. Fica bem no centro da cidade e é lá dentro que está a Divinity Room, a mais antiga sala de aula da universidade, construída em 1427. No acervo, você encontra mais de 12 milhões de itens, entre livros, manuscritos, revistas, jornais e até arquivos de áudio e vídeo, se destacando exemplares da Carta Magna, o primeiro fólio de Shakespeare e a Bíblia de Gutenberg.
É uma biblioteca completa e bastante interessante para visitar, sendo a segunda maior de todo o Reino Unido. A Biblioteca Bodleian é formada por alguns edifícios, entre eles a Câmara Radcliffe. Aproveite para fazer um tour guiado por toda a biblioteca e descobrir diversas curiosidades.
7. Ir à Câmara Radcliffe
A Câmara Radcliffe é um edifício em Oxford construído entre 1737 e 1749, que serviu como abrigo para a Biblioteca Científica de Radcliffe. Atualmente, há várias coleções de livros ingleses de história e teologia por lá. A arquitetura deste local possui um estilo neoclássico e tanto a sua construção quanto manutenção foram financiadas pelo famoso médico John Radcliffe, que deu nome à câmara e biblioteca. Não deixe de conhecer a Câmara Radcliffe durante o seu passeio por Oxford.
8. Andar por Covered Market
O Covered Market, ou “mercado coberto”, fica na principal avenida de Oxford e tem várias lojinhas de alimentos e objetos de decoração. Durante épocas festivas, o mercado oferece produtos ainda mais únicos, especialmente no Natal.
9. Atravessar a Ponte dos Suspiros
Essa ponto é muito comparada à Ponte dos Suspiros em Veneza – mas, aqui, não há rio por debaixo da ponte. Trata-se apenas de uma passagem para o Hertford College, mas que é bonita e vale a foto.
10. Visitar o Palácio de Blenheim em Oxford
Construído entre 1705 e 1722 e em perfeito estado de conservação, o Palácio de Blenheim em Oxford serviu de esidência da família Churchill, onde também nasceu Winston Churchill, o antigo primeiro ministro. A visita ao local é bem interessante e educativa – em uma das salas, na que ele nasceu, há uma exposição permanente contando a sua trajetória de vida e a época na qual ele morava lá.
O exterior do Palácio também é muito bonito, com jardins, riachos e uma pequena casa de verão, chamada de ‘’Tempo de Diana’’, que fica logo abaixo de um lago, na qual Churchill propôs casamento à esposa.
11. Ir ao Teatro Sheldonian em Oxford
Este teatro é, na verdade, uma sala de concertos da cidade de Oxford, construída em 1664 para a Universidade de Oxford. O edifício se utiliza como sala para concertos, conferências e cerimônias, mas não como representações dramáticas. A sala tem capacidade para abrigar entre 800 e 1000 pessoas, e a cúpula com grandes janelas proporcionam belas vistas da cidade de Oxford.
12. Curtir a noite de Oxford
Oxford possui uma ampla variedade de bares, para os mais diferentes gostos e bolsos. E eles são uma ótima opção para curtir a noite na cidade! Um dos mais clássicos é o The Turf Tavern Bar, escondido atrás da muralha medieval da cidade. O pub do século XVIII é pequeno, mas uma vez lá, você pode se sentar em uma das mesas disponíveis e provar sua grande variedade de cervejas, que já foram provadas por personalidades famosas – como o Elizabeth Taylor, Richard Burton e Bill Clinton.
Quem preferir também pode conhecer as baladas de Oxford, tais como a Bridge, focada no estilo R&B, ou simplesmente jantar em um bom restaurante, como o Dirty Bones, que é bem tradicional e promove uma experiência gastronômica e tanto!
13. Fazer compras em Oxford
Oxford não é especialmente conhecida por suas lojas, mas se você quer fazer compras na cidade, há alguns locais interessantes. A High Street é um desses lugares; uma rua agitada com todo o tipo de estabelecimento comercial, sejam joalherias, lojas de roupas ou restaurantes. Nela fica o Centro de Antiguidades de Oxford e lojas como Mango, Gap, Next e Primark. Também há a Queen Street, que além de uma rua histórica, tem muito movimento para compras.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Oxford, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar o celular à vontade em Oxford e Europa?
Poder usar seu celular em Oxford, na Inglaterra, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil.
Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Inglaterra nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. Os principais museus, parques e pontos turísticos de Londres e cidades próximas possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Oxford.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Inglaterra
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Oxford, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Oxford é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Oxford, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Oxford.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Londres e Oxford é preciso comprar os ingressos de cada lugar.
A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Londres e Oxford todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Oxford:
O que fazer em Oxford: Principais atrações e lugares de Oxford na Inglaterra.
Pontos turísticos em Oxford: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.