Confira aqui tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias a se fazer na sua viagem por Inglaterra e França! Listamos as melhores dicas, informações, rotas e guias para uma viagem entre esses dois países:
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem para Londres e Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.
Vale a pena viajar entre Inglaterra e França?
Sim! Não é à toa que muita gente escolhe fazer essa rota quando planeja as férias. Tanto Inglaterra quanto França são países muito ricos em história, cultura, gastronômia e coisas para fazer. Dúvida? Confira abaixo os principais passeios de cada capital:
Por quais cidades passar na viagem?
Na nossa opinião, uma viagem de 10 dias entre Inglaterra e França não pode deixar de passar pelas seguintes cidades:
- Londres
- Cambridge
- Paris
- Giverny
- Versalhes
Sim, sabemos que são muitas cidades e que o tempo é curto, mas é possível fazer esse roteiro, se essa for a sua preferência. É o roteiro mais comprido possível, nessa quantidade de dias, e será um pouco corrido, mas valerá a pena.
Como ir da Inglaterra para a França?
É possível ir da Inglaterra para a França de avião, carro, trem ou até ônibus. Mas considerando a quantidade de dias disponíveis, sem dúvidas, a melhor forma é viajar de avião. Assim você não perde muito tempo e não se cansa tanto nas viagens.
É difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, é importante seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas. Ele poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes.
Com um comparador de passagem aérea, você coloca a data da sua viagem e ele já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse Buscador de passagens em promoção, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.
Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens aéreas. Só de utilizar ele, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.
– Outras opções de transporte:
- Pegar um trem que vai da estação St. Pancras até a Gare de Lyon, em Paris, em 2h15. O trecho é feito por baixo da água, e as passagens custam cerca de 60 euros, comprados com bastante antecedência (a média é de 140 euros, mas pode ser bem mais).
- De ônibus, o trajeto é o mesmo que o de carro, mas leva 6h para chegar ao destino. E você precisará pegar o ferry boat – a única vantagem é que você vai por cima do mar e por isso consegue ver a travessia. No entanto, chegando ao Porto de Calais, na França, você teria que pegar outro meio de transporte para ir até Paris.
- Alugar um carro: sem dúvidas, uma maneira inusitada e possivelmente mais barata. A viagem Londres-Paris dura cerca de de 6h30, mas você pode ir parando para conhecer cidades no caminho. E você tem mais liberdade, além de gastar apenas com pedágio, gasolina e aluguel de carro, que costuma ser super em conta. O bônus é que é super fácil de dirigir nessa rota, que é super sinalizada e tem estradas bem cuidadas! E você também poderá usar esse carro nas viagens Londres-Stonehenge, Londres-Cambridge, Paris-Giverny e Paris-Versalhes.
Se quiser já verificar os preços dos alugueis, saiba que existem dois comparadores de preços de aluguel de carros que fazem uma busca por todas as locadoras achando os melhores preços e promoções:
Opção 1: Para ajudar a achar os melhores preços e promoções nas principais locadoras da Europa, existe esse comparador de preços de carros que é incrível e, além de comparar o preço em todas as grandes empresas de aluguel de carro, tem promoções e negociações imbatíveis. Nós sempre utilizamos esse comparador de preços e já chegamos a alugar carros em Paris e Londres por quase 70% do valor que tinham nos passado diretamente na locadora. Descobrimos que, além de pesquisar em todas as empresas, ele é o maior comparador de carros do mundo e por isso tem parcerias e preços imbatíveis com as locadoras.
Opção 2: Existe também esse outro comparador de preços que é bem parecido, tem as mesmas empresas, mas você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais. Vale a pena comparar os dois e ver qual tem a melhor oferta.
Roteiro de 10 dias entre Inglaterra e França:
Comece seu roteiro ideal de 10 dias por Inglaterra e França pelo Buckingham Palace! Veja os horários das trocas de guardas e programe-se para assistir a esse espetáculo. Em seguida, se houver tempo, dê um passeio antes pelo Hyde Park para conhecer todas as maravilhas deste local que é cenário de filmes. Após esse passeio, vá até à Abadia de Westminster e já aproveite para ver o Big Ben.
Depois ainda dá para ir até a região da London Eye – suba nela e tire muitas fotos lá de cima. Nessa região há muitos restaurantes, faça antes uma pausa para almoçar. À tarde, visite a Trafalgar Square, pois é lá que está localizada a famosa National Gallery. E no fim do dia, se ainda tiver energia, vá ao bairro China Town, decorado com elementos orientais e restaurantes muito típicos. Perto se encontra a praça Piccadilly Circus, cheia de outdoors e lojas interessantes para visitar e fazer umas comprinhas.
– Dia 2 – Londres
Comece o seu segundo dia indo ao Madamem Tussauds logo cedo, porque este é um dos museus mais concorridos de Londres. Depois passeie pela Oxford Street, que é outra rua muito famosa e de destaque quando o assunto é compras. Falando nisso, na Regent Street fica uma das lojas da famosa Apple, além da maior loja de brinquedos de Londres, a Hamleys. Quando for perto da hora do almoço vá até a região da Tower Bridge e almoce em algum restaurante de lá. Veja os horários que a ponte abre para deixar passar algum barco.
Depois do almoço faça algo tranquilo, como visitar o Natural History Museum que é de graça. Ao final do dia, vá ate o Kensigton Gardens, onde tem o Albert Memorial e finalize o dia na Harrods, uma das enormes lojas de departamento da cidade e que vale a pena visitar mesmo que seu intuito não seja fazer compras, devido à decoração luxuosa e temática de cada andar.
– Dia 3 – Londres
Em seu terceiro dia em Londres, uma ideia legal é fazer um passeio com um ônibus turístico. Você terá uma vista de cima da cidade e poderá rever alguns pontos pelos quais passou nos outros dias. Depois, vá conhecer a St. Paul’s Cathedral, que é super tradicional e adorada por moradores e turistas. Faça também um passeio pela Millennium Bridge, se puder, e finalize o dia com uma visita ao museu Tate Modern.
– Dia 4 – Stonehenge
No quarto dia de seu roteiro, faça uma pequena viagem para Stonehenge, que é um verdadeiro cartão-postal da Inglaterra. Trata-se de uma estrutura formada por círculos de pedras, que chegam a ter 5 metros de altura! Elas datam de até 3100 a.C., e estão preservadas de forma que se tornaram atrativo turístico. Como a viagem de carro dura cerca de 2h, você precisará de um dia inteiro dedicado para esse passeio.
No fim do dia, você pode dormir em Londres ou aproveitar para dirigir até Cambridge, que fica a duas horas de Stonehenge, ou a 1h de Londres.
– Dia 5 – Cambridge
Se você tiver optado por dormir em Londres na noite anterior, faça neste quinto dia um bate e volta para Cambridge, que como dissemos, fica a uma hora de carro. Uma vez nessa histórica cidade da Inglaterra, visite o seu principal ponto turístico: a Universidade de Cambridge.
Lá você encontrará e poderá explorar a famosa Round Church, a Trinity College e Wren Library, os Colégios St. John e Kings College, a capela da universidade, a Queen’s College e Mathematical Bridge… Se houver tempo, na cidade, ainda vale conhecer a Casa de Charles Darwin, o Castle Mound e a Green Street, antes de retornar a Londres.
– Dia 6 – Paris
Comece o dia partindo para Paris, preferencialmente de avião, como dissemos acima. Aproveite a manhã deste dia para fazer um passeio pela Place de la Concorde, visitar o Jardin des Tuileries, Champs-Élysées, Arco do Triunfo e a Ile de la Cité, onde se encontram dois dos principais pontos turísticos, um do lado do outro: a Catedral Notre Dame e a Sainte Chapelle. Perto da Catedral de Notre Dame há vários restaurantes, onde você pode aproveitar para almoçar.
À tarde, a dica é visitar o Jardim de Luxemburgo, Museu Rodin e terminar o dia com uma visita à Torre Eiffel, já ao anoitecer, da qual poderá fotografar a vista linda e ainda ter a oportunidade de assistir ao Pôr-do-Sol lá do alto. Aproveite na descida para fotografar a própria torre, que fica linda toda iluminada. Por serem muitas atrações próximas umas das outras, este será o dia mais cheio do seu roteiro ideal de 10 dias por Inglaterra e França . Aproveite a noite para descansar!
– Dia 7 – Paris
Use este dia do roteiro ideal de 10 dias por Inglaterra e França para visitar os museus. Dedique, por exemplo, a manhã ao Musée D’Orsays, o qual tem pinturas de Van Gogh, Monet e Manet. Veja nossas dicas de restaurantes em Paris e aproveite a hora do almoço para conhecer algum local de comida típica. Reserve a tarde toda para visitar o Museu do Louvre. Se prepare, pois este é o maior museu de Paris, da França e da Europa.
Como é um museu muito grande e com muitas obras, dá para ficar a tarde inteira nele, sem pressa, passeando pelas salas e colhendo informações das várias obras expostas em cada andar. Claro que você pode pular as que não lhe interessarem tanto, mas mesmo assim é um museu bastante recheado de informação e que leva um bom tempo para visitar.
– Dia 8 – Giverny
Neste dia, faça um passeio até a casa de Monet e seus jardins, na região de Giverny. Os franceses e turistas podem descobrir um curioso e belíssimo local: trata-se da casa onde viveu por mais de 40 anos o famoso pintor Monet, incluindo os jardins em que ele costumava pintar. Sinta-se entrando em uma quadro ao visitar esta que é uma das maravilhas da França, na região de Giverny. São diversas obras do artista e áreas verdes belíssimas.
É um lugar indescritível, muito bonito e com uma atmosfera mágica que irá lhe transportar diretamente para os quadros de Monet. Além disso, uma vantagem é que essa cidade fica a apenas 30 minutos da capital francesa, sendo uma ótima opção para um bate e volta rápido.
– Dia 9 – Versalhes
Em seu nono dia de viagem, visite o incrível Palácio de Versalhes em um bate-volta. Como você já visitou a maior parte dos pontos turísticos, pode ser legal dedicar um dia inteiro ao Palácio, que também é enorme e tem muitas salas para visitar. Ele é um castelo real, considerado um dos maiores do mundo. Infelizmente ele não fica em Paris, e sim na cidade vizinha, Versalhes. Mas o acesso é rápido e fácil!
O Palácio de Versalhes é famoso, além de seu imponente edifício, por simbolizar a Monarquia Absoluta, sustentada por Luis XIV. Passeie por suas extensas salas e admire a riqueza do Palácio, como sua sala dos espelhos. Mas não deixe de passear pelo jardim, que é um dos maiores jardins já feitos em Paris e no mundo. Aproveite o dia para conhecer a região de Versalhes que é bem bonita.
– Dia 10 – Paris
Em seu último dia, vá conhecer o Museu Des Invalides, visto e reconhecido de longe por sua enorme cúpula dourada, onde está o túmulo de Napoleão Bonaparte. Perto dele encontra-se a Ponte Alexandre III, repleta de ornamentações e desenhos rebuscados. Um lugar lindo para tirar belas fotos e curtir o clima de Paris!
À tarde dedique-se a fazer um passeio livre. Como sugestão faça um passeio em barco pelo Rio Sena, fotografe bastante e entre em alguma lojinha de suvenirs para comprar lembrancinhas; sem deixar de passar também pela incrível Pont des Arts, famosa pelos cadeados pendurados.
- Qual moeda levar? Para a Inglaterra, leve a libra. Para a França, o euro.
- Covid-19: ambos os países reabriram as fronteiras aos brasileiros vacinados em 2021, portanto, certifique-se de viajar com um certificado das três doses (ou duas, tomadas a menos de 270 dias do embarque).
- Fronteiras: por se tratarem de países de agrupamentos distintos (Reino Unido e Europa), é preciso passar pela imigração na hora de viajar entre esses dois países.
Onde ficar em cada cidade?
Para não perder tempo procurando onde ficar em cada uma dessas cidades, indicamos abaixo alguns dos lugares que mais gostamos para economizar:
- Melhor hotel econômico para se hospedar quando estiver em Londres
- Melhor hotel econômico para se hospedar quando estiver em Paris
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Uma dica importantíssima é fazer um Seguro Viagem Internacional antes de viajar para Londres, já que ele é obrigatório para viajar para a Europa. Acaba sendo bem mais barato do que as pessoas imaginam, e na nossa matéria de Seguro Viagem para Europa você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto: quais são as melhores empresas de seguros e dicas para contratar uma cobertura excelente por um preço baixo, economizando muito.
Como usar o celular à vontade em Londres e Europa?
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos de cupons de desconto e dos parques, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa, e indicamos a forma mais barata de usá-lo o dia inteiro e em qualquer lugar dos EUA. Com a internet do celular, você consegue pesquisar tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias por Inglaterra e França.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Londres
Agora que você já viu tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias por Inglaterra e França, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Londres é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme e, ficando bem localizado, você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Londres, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente!
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Londres é preciso comprar os ingressos de cada lugar.
A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Londres todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Londres:
O que fazer em Londres: Principais atrações e lugares de Londres na Inglaterra.
Pontos turísticos em Londres: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.