Veja aqui o que fazer, conhecer e aproveitar na cidade de Cambridge, uma das mais lindas e turísticas da Inglaterra!
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem para Londres e Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.
1. Passeio de barco no rio Cam
Esse é um dos passeios mais famosos de Cambridge, e um dos mais legais para fazer no verão! É o tradicional passeio de gôndola chamado de Punting, em que você mesmo pode empurrar o barco com um bastão, ou pode pedir a um dos ingleses que vendem o passeio. A excursão custa cerca de 20 libras por pessoa (a depender da época, pode ser bem menos), e dura menos de uma hora.
2. Visitar as alas gratuitas da Universidade de Cambridge
Fundada em 1209, a Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga da Inglaterra e tem 31 colleges, os “colégios”. A maioria deles tem entrada paga, mas algumas como a Peterhouse, a Caius College e a Magdalene College podem ser visitadas de forma gratuitas. A Peterhouse é histórica por ter sido fundada em 1284; a Caius College é de 1348 e foi cenário para cenas do filme “A Teoria de Tudo”, além de ter “criado” 14 vencedores do Prêmio Nobel, como Stephen Hawking.
3. Queen’s College e Mathematical Bridge
A ponte de madeira Mathematical Bridge é linda, e conecta o prédio da Queen College ao jardim. Não deixe de passar por ela em um dia de sol de verão, e tirar muitas fotos! A entrada de visitantes é controlada e tem um preço simbólico. Atenção aos horários do site oficial, que costumam mudar ao longo do ano!
4. Passear por The Backs
Outro passeio completamente gratuito é por The Backs, uma área linda da cidade, onde há um amplo gramado e uma parte do canal por onde turistas passam em gôndolas. O parque fica nos fundos dos colégios, fica aberto sempre, e costuma ser cenário de piquenique e de banhistas no verão. Imperdível!
5. Ir ao Castle Mound
Existe um pequeno morro, de fácil acesso, que tem uma das melhores vistas da cidade! Trata-se de Castle Moud, que você chega pela ponte próxima a Round Church, e onde costumava haver um antigo castelo.
6. Passear pelo Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Cambridge também é um dos mais bonitos da Inglaterra. Ele foi fundado em 1762 por um professor de Darwin, John Stevens Henslow, e tem mais de 8 mil espécies de plantas por seus 16 hectares de área verde. A entrada é paga, mas nele você poderá visitar as estações de pesquisa, estufas de vidro, fontes e jardins estruturados lindamente!
7. Compras nas lojinhas da Green Street
Essa rua da região de Trinity College é uma graça por si só, já que tem restaurantes, estabelecimentos do tradicional chá inglês, lojinhas locais, prédios antigos e tudo o mais para criar o ambiente perfeito e charmoso de um passeio ao ar livre em Cambridge!
8. Conhecer a Round Church
A Igreja do Santo Sepulcro, conhecida como Round Church (Igreja Redonda), é uma igreja anglicana localizada na esquina da Round Church Street e Bridge Street. Ela tem simplesmente mais de 900 anos, e um visual bem diferente e marcante! Vale a visita.
9. Visitar a Casa de Charles Darwin
De 16 de dezembro de 1836 a 6 de março de 1837, Darwin morou nesta bela casa de Cambridge, aberta à visita. A Darwin House faz parte de um complexo de apartamentos originalmente construído pela Berkeley Homes, rodeado por praças e jardins bem conservados.
10. Conhecer a Trinity College e a biblioteca Wren Library
Trinity College é uma faculdade da Universidade de Cambridge, fundada em 1546 pelo rei Henrique VIII. Ela é uma das maiores, mais antigas e mais bonitas faculdades de Cambridge, com a maior dotação financeira de qualquer faculdade em Cambridge, então vale o passeio.
Apesar de fazer parte da Trinity College, cuja visita é paga (cerca de 3 libras), a Wren Library é um passeio anexo completamente gratuito! Nela, você encontrará diversos manuscritos medievais que são verdadeiros artefatos raríssimos, além da Great Court. A visita é restrita das 12h às 14h, ou aos fins de semana das 10h30 às 12h30, sempre pela Queen’s Road. Se programe! E não deixe de dar uma olhada na famosa macieira de Isaac Newton, que fica do outro lado da St John Street.
11. Ir aos Colégios St. John e Kings College + capela
Essas são outras duas faculdades da Universidade de Cambridge que valem a sua visita. A St John’s College foi fundada pela matriarca Tudor Lady Margaret Beaufort, com campus e estrutura enormes, e a Kings College é famosa pela capela que tem em seu interior, com uma fachada grandiosa.
12. Patinar nos rinques de patinação no inverno
Em dezembro e janeiro, aproveite que os rinques de patinação no gelo tomam toda a cidade nesses meses, e a atividade acaba sendo um dos passeios mais comuns para moradores e turistas.
13. Ver o Corpus Clock
Trata-se de um relógio curioso perto da King’s College, que tem representado uma espécie de monstro (“Chronophage, o devorador do tempo”) caminhando sobre os ponteiros, sem números. O relógio foi ianugurado por Stephen Hawking!
14. Visitar o Fitzwilliam Museum
Por último, e super importante, está o Fitzwilliam Museum. Com uma arquitetura exemplar, esse museu imperdível conta com 5 seções que representam civilizações antigas do mundo, com artefatos, roupas, obras de arte, tapeçarias, pinturas etc. É um museu cheio de história, riqueza e educação, e cuja entrada é gratuita!
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Uma dica importantíssima é fazer um Seguro Viagem Internacional antes de viajar para Londres, já que ele é obrigatório para viajar para a Europa. Acaba sendo bem mais barato do que as pessoas imaginam, e na nossa matéria de Seguro Viagem para Europa você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto: quais são as melhores empresas de seguros e dicas para contratar uma cobertura excelente por um preço baixo, economizando muito.
Como usar o celular à vontade em Londres e Europa?
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos de cupons de desconto e dos parques, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa, e indicamos a forma mais barata de usá-lo o dia inteiro e em qualquer lugar dos EUA. Com a internet do celular, você consegue pesquisar tudo sobre o que fazer em Cambridge.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Londres
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Cambridge, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Londres é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme e, ficando bem localizado, você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Londres, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente!
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Londres é preciso comprar os ingressos de cada lugar.
A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Londres todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Londres:
O que fazer em Londres: Principais atrações e lugares de Londres na Inglaterra.
Pontos turísticos em Londres: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.