O que fazer em Manchester: 14 atrações imperdíveis!

Saiba o que fazer em Manchester, uma das cidades mais visitadas da Inglaterra e grande centro industrial e econômico. É de lá que surgiam grupos como New Order, Joy Division, The Smiths e muitos outros que fazem sucesso até hoje; bem como dois grandes times de futebol, o Manchester United e o Manchester City. Veja agora o que conhecer na cidade:

Manchester, na Inglaterra

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem a Manchester e na Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.

1. Visitar o Museu da Ciência e Indústria

O Museu da Ciência e Indústria procura inspirar seus visitantes através de ideias, desde a Revolução Industrial. Possui várias coleções de motores de moinhos a vapor, máquinas de tecelagem e peças do primeiro computador que foi comercializado no mundo. As suas exibições trazem os temas transporte, energia, comunicação, esgoto e saneamento, têxteis e computação, e cada uma delas conta com profissionais que explicam mais detalhes, com informações únicas e bastante interessantes. Este museu é uma ótima opção de o que fazer em Manchester durante o seu passeio pela cidade.

Museu da Ciência e Indústria em Manchester

2. Conhecer o Estádio Old Trafford

É um estádio de futebol que fica no bairro que lhe deu nome, Trafford, e é a sede do time Manchester United, que faz parte da liga inglesa de primeira divisão. O estádio é também chamado de ”Teatro dos Sonhos” e tem sido utilizado desde a sua construção, que data de 1910. É um lugar incrível e não pode ficar fora da lista de o que fazer em Manchester, para quem gosta de futebol. Se puder, tente assistir a um jogo nele, pois é uma experiência única. Os visitantes também podem fazer um tour pelo estádio e conhecer melhor as arquibancadas, os vestiários, a sala de imprensa e muitos outros pontos no local. O ingresso para o tour ainda dá direito a uma visita ao museu oficial do clube de futebol, que conta com troféus, camisas que pertenceram a jogadores importantes e muito mais!

Estádio Old Trafford, Manchester

3. Ir à John Rylands Library

É a biblioteca da Universidade de Manchester, localizada em um edifício de estilo neogótico bastante interessante. Ela foi fundada por Enriqueta Augustina Rylands, em memória ao seu marido, John Rylands, e aberta ao público em 1900. Apenas passou a fazer parte da Universidade de Manchester em 1972, ocupando atualmente coleções Especiais da Universidade. A biblioteca oferece uma das coleções mais valiosas do mundo, com os mais diversos livros, mapas, manuscritos, cartas de pessoas que fizeram parte da história mundial e até belíssimas obras de arte. Se você gosta de literatura e história, não pode deixar de conhecer a incrível John Rylands Library.

John Rylands Library, em Manchester

4. Visitar o Imperial War Museum North

É um museu perto do estádio Old Trafford e explora o impacto dos conflitos atuais sobre as pessoas e as sociedades. Há cinco filiais desse museu, mas o de Manchester foi o primeiro, inaugurado em 2002. O lugar onde está foi pensado estrategicamente, uma vez que a área foi bombardeada em 1940 por ser um grande centro industrial durante a Segunda Guerra Mundial. O Imperial War Museum North conta com uma exposição permanente de displays cronológicos e temáticos, além de exposições temporárias na galeria anexa.

War Museum North, em Manchester

5. Passear por Castlefield

É uma cidade de conservação dentro da área de Manchester e antigamente era o local do forte romano de Mamacium, que deu o nome à cidade. Castlefield é uma área de conservação desde 1980 e foi o primeiro lugar a ser designado no Reino Unido como Patrimônio Urbano, em 1982. O forte romano construído em Castlefield era, inicialmente, de madeira, porém após alguns anos, foi reconstruído em pedra, próximo a uma antiga aldeia que tinha como objetivo ajudar a suprir as necessidades dos soldados. Você pode conhecer toda a história da região enquanto passeia por suas ruínas, através dos painéis informativos ao redor. É um lugar histórico bem legal e não pode ficar fora da lista de pontos turísticos de Manchester.

Castlefield, em Manchester

6. Visitar o National Football Museum

É um museu que conta a história de futebol, com máximos detalhes, épocas, dificuldades passadas, histórias de jogadores e muitas curiosidades. O museu possui galerias distribuídas pelos seis andares do edifício e vale a pena visitar todas, pois cada uma oferece algo interessante e único e você poderá ver os mais de 2,5 mil itens em exposição. A entrada é gratuita e funciona de segunda a domingo das 10h às 17h, apenas fechando na véspera e dia de Natal, no feriado do Boxing Day e no dia de Ano Novo. É um dos pontos turísticos de Manchester imperdíveis, principalmente para quem gosta de futebol.

National Football Museum, em Manchester

7. Conhecer a Manchester Cathedral

A Catedral de Manchester possui estilo gótico e é a Igreja Matriz da Diocese anglicana de Manchester, construída entre 1421 e 1882. Ela fica na Rua Victoria, bem no centro da cidade. Foi restaurada e ampliada na época Vitoriana e novamente no século XX, devido à explosão de uma bomba. Em 1382, Thomas de la Warre, barão de Manchester, se converteu no reitor da igreja paroquial. A Catedral de Manchester também é um lugar legal para se hospedar, então não deixe de conhecê-la. Uma dica é ver bem onde ficar em Manchester, para ficar bem localizado e perto dos pontos turísticos.

Manchester Cathedral
8. Passar pela Albert Square

A praça Albert Square é uma das regiões mais famosas de Manchester. É lá que está o prédio da Prefeitura com a torre do relógio, que data de 1877, e o Albert Memorial, um monumento central que presta homenagem ao príncipe Albert, marido da Rainha Victória. É uma visita rápida, mas imperdível em Manchester! No fim do ano ainda acontecem eventos e feirinhas natalinas no local.

Albert Square em Londres

9. Conhecer Shambles Square

Shambles Square é uma espécie de quarteirão histórico, que remonta a uma região de casinhas medievais que ficavam ali até o início do século XX. É lá que está a única edificação em estilo Tudor que restou intacta em Manchester após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. O local também abriga vários restaurantes charmosos e lojinhas com souvenires!

Shambles Square em Manchester

10. Passear pelo Bairro de Northern Quarter

Ao lado do centro, esse bairro de estilo alternativo é cheio de prédios antigos com tijolos vermelhos e que criam um ambiente bem industrial, cheio de cafés, bares, restaurantes e lojas. É lá que está também o enorme mercado de pulgas Afflecks, que tem quatro andares e vende lembrancinhas e souvenires de todos os tipos.

Bairro de Northern Quarter em Manchester

11. Extra: fazer uma bate e volta a Liverpool ou York

Vale muito a pena alugar um carro e fazer uma viagem até Liverpool ou York, duas cidades incríveis da Inglaterra! Uma viagem de Manchester até a cidade dos Beatles leva menos de uma hora, e dá para conhecer tranquilamente os principais pontos turísticos de Liverpool. York também é uma das cidades mais lindas do Reino Unido, toda amuralhada, e acessível em menos de duas horas de carro.

York, Inglaterra

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Uma dica importantíssima é fazer um Seguro Viagem Internacional antes de viajar para Manchester, já que ele é obrigatório para viajar para a Europa. Acaba sendo bem mais barato do que as pessoas imaginam, e na nossa matéria de Seguro Viagem para Europa você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto: quais são as melhores empresas de seguros e dicas para contratar uma cobertura excelente por um preço baixo, economizando muito.

Como usar o celular à vontade em Manchester e Europa?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos de cupons de desconto e dos parques, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa, e indicamos a forma mais barata de usá-lo o dia inteiro e em qualquer lugar dos EUA. Com a internet do celular, você consegue pesquisar tudo sobre o que fazer em Manchester.

Dica para usar o celular à vontade na Inglaterra e Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Inglaterra

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Manchester, uma dica legal e que faz a diferença na viagem para Manchester é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme e, ficando bem localizado, você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Manchester, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente!

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Inglaterra

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Manchester é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Londres e Manchester todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Manchester:

O que fazer em Manchester: Principais atrações e lugares de Manchester na Inglaterra.
Pontos turísticos em Manchester: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.